A Peugeot apresenta, um mês após o lançamento da picape compacta Hoggar, o monovolume Partner renovado em sua versão Furgão e a inédita configuração para passageiros. A chegada dos modelos visa tanto reforçar a presença da Marca entre os veículos utilitários como também disputar um novo segmento de mercado no qual a montadora ainda não participa.
Os veículos apresentam ao consumidor uma redefinição de seu design interior e exterior, conferindo personalidade e diferenciação de estilo. A gama do Partner vem com versão única para o Furgão e, na de passageiro, é composta por três níveis de acabamento, todas equipadas agora com o motor 1.6 Flex 16V, que produz até 113 CV de potência.
O desenvolvimento do novo Partner obteve evoluções significativas que resultou em benefícios sensíveis ao consumidor, principalmente em relação ao conforto interno, comportamento dinâmico e segurança. Graças a isso, o modelo nasce com um padrão elevado para o seu segmento, destacado por itens como qualidade dos materiais de acabamento, sistema Isofix para fixação de cadeira de crianças, airbag duplo frontal e freios ABS com Repartidor Eletrônico de Frenagem.
Com essa gama de produtos, a Peugeot pretende aumentar a sua participação de mercado tanto no segmento F com o Partner Furgão como no segmento M1 com a versão de passeio.
PARTNER PASSAGEIRO
Diferenciado e prático, o novo Partner para passageiros é voltado para o público familiar, que busca conforto, comodidade e segurança em um veículo que oferece ao consumidor atributos como ótimo espaço interno, uma cabine repleta de porta-objetos e a modularidade dos bancos, aliada à porta lateral corrediça.
Estilo Exterior
A parte dianteira cria uma nova estética para o segmento. O volume do para-choque, ao longo da frente, traz elementos que contribuem para tornar o modelo mais dinâmico e distinto entre os veículos de passeio.
O para-choque é realçado por uma silhueta que reforça a imagem de proteção. A peça tem, em seu centro, uma área proeminente que separa as entradas de ar, sublinhando o design mais agressivo e "musculoso" do modelo.
O capô é mais horizontal (sua linha dianteira foi elevada em 40 mm), com dois vincos marcantes que reforçam a impressão de robustez. O conjunto ótico, de lentes lisas, foi desenhado para oferecer maior dimensão para suas diferentes funções. Sua divisão por linhas horizontais enfatiza os aspectos técnicos das luzes, como a de seta (localizada na parte de cima do conjunto), a lanterna (em posição intermediária) e a dos faróis baixo e alto.
Os para-lamas apresentam uma ligeira saliência ao redor da caixa de rodas, integrando-se com naturalidade às linhas dos faróis e do capô. Chama ainda a atenção a grande área envidraçada do modelo, que traz farta luminosidade ao habitáculo, ampliando a sensação de espaço interno.
A lateral é marcada por retrovisores externos de grandes dimensões, que garantem conforto e segurança ao condutor, e pelas portas laterais corrediças, que oferecem facilidade de acesso para embarque e desembarque de passageiros tanto pelo lado direito como pelo lado esquerdo.
A versão para passageiros Escapade Pack, topo de gama, ainda recebe itens específicos que proporcionam personalidade ainda mais forte ao modelo:
- Grades de proteção para o conjunto ótico na frente e na traseira;
- Protetores dos para-lamas dianteiro e traseiro;
- Faróis de neblina integrados ao para-choque com moldura metálica;
- Adesivos como elemento decorativo nas laterais;
- Barras laterais de teto;
- Rodas em liga leve com aro de 15 polegadas.
Estilo Interior
O console do novo Partner apresenta materiais de textura e acabamento diferenciados. O painel central abriga funções de conforto como ar-condicionado, acionamento dos vidros elétricos dianteiros e tela multifunções, que integra o computador de bordo (dependendo da versão). Na parte de cima estão as saídas dos difusores de ar.
Já a iluminação do painel de instrumentos é branca nas versões Escapade, que confere mais esportividade ao conjunto. O volante tem quatro raios.
Facilidades e diversidade dos porta-objetos
Com o amplo espaço interno do modelo, o novo Partner, levando-se principalmente em conta sua utilização na versão de passageiros, oferece uma grande diversidade de porta-objetos para a comodidade dos ocupantes.
Na parte superior do painel de instrumentos, no lado direito, há uma área aberta e plana com ranhuras para limitar um possível movimento dos objetos depositados. Logo abaixo dela encontra-se o porta-luvas com bom espaço para suprir outras necessidades.
O console central, que separa os dois bancos da frente, está equipado com um recipiente que pode acomodar diversos objetos, além de um porta-copos duplo na frente e outro próximo já da segunda fileira de bancos. Há ainda outros espaços estrategicamente posicionados pelo veículo:
- Sob o teto na dianteira;
- Nas laterais superiores (versão Escapade);
- Nas laterais das portas dianteiras;
- No assoalho traseiro (lados direito e esquerdo).
Entre outras facilidades, o novo veículo oferece aos ocupantes ganchos para cabide nos dois lados e iluminação integrada ao sistema de som próximo à coluna C.
Capacidade de carga
O modelo se adapta às necessidades de seus clientes: o porta-malas apresenta um comprimento que varia de 853 mm, a partir dos encostos traseiros, a 1.347 mm, caso sejam rebatidos, oferecendo uma área útil de 624 litros a 2.800 litros. A altura do compartimento (1.130 mm) favorece, ainda, qualquer manobra de bagagem.
Esse espaço é conquistado pelos bancos traseiros rebatíveis em 1/3 - 2/3. De fácil manuseio, a operação é realizada em duas fases. Na primeira, o encosto é rebatido ao destravar o pino de segurança ao lado do apoio de cabeça. Na segunda, o banco é movimentado para o espaço destinado às pernas dos ocupantes, liberando, assim, uma grande área plenamente utilizável de assoalho plano.
Para acessar o porta-malas, o veículo vem com tampa de ampla abertura com amortecedores duplos e também uma cobertura sanfonada para proteção de objetos e bagagens acondicionados no compartimento.
O novo Partner apresenta a maior capacidade de carga do segmento, com até 672 kg de carga útil.
Motorização
O novo Partner vem equipado com o motor 1.6 Flex (1.587 cm3) 16V, que produz até 113 CV de potência com álcool e 110 CV com gasolina a 5.600 rpm, com um torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm com álcool. O motor vem acoplado a uma caixa de velocidades mecânica com cinco marchas à frente e uma à ré.
Suspensão garante ótima dirigibilidade
O destaque está nas prestações de desempenho dinâmico e de conforto.
O sistema de suspensão foi desenvolvido sob um exigente encargo de testes, levando-se em conta as mais severas configurações de carga máxima.
É dotada de suspensão independente do tipo pseudo McPherson, com braços inferiores triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais com nova calibração e amortecedores hidráulicos telescópicos com lei específica nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema tem ainda um plano de referência superior de 15 mm ao solo em comparação com a versão vendida na Europa.
O motor 1.6 Flex 16V, a nova suspensão e a aplicação de insonorizantes proporcionou ao modelo um novo patamar de conforto acústico para os seus ocupantes.
Um veículo extremamente seguro
Para completar o painel de instrumentos, o novo Partner recebe equipamentos modernos que se relacionam com a segurança.
Os elementos de segurança ativa e passiva foram desenvolvidos para repercutir também no conforto dos ocupantes:
- Um volume do airbag do condutor de 60 litros. O do passageiro possui capacidade de 100 litros*;
- Bancos dianteiros com excelente ergonomia no apoio das costas, região lombar e no assento, graças a uma nova densidade de espuma;
- Os cintos de segurança dianteiros são ajustáveis em altura com três pontos de fixação, com limitador de esforço;
- Faróis de neblina;
- Grandes retrovisores externos com sistema anti-embaçamento;
- Vidros e travas elétricas nas portas dianteiras;
- Travamento automático das portas com o veículo em movimento a partir de 15 km/h;
- Dispositivo eletrônico de corte de fornecimento de combustível em caso de impacto;
- Utilização de cadeira de criança, facilitada pela presença de pontos de ancoragem
Isofix nos assentos do centro e da direita;
- O sistema ABS acoplado ao Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) completa a oferta de segurança*.
* Dependendo da versão
Garantia
A garantia da família Partner é de três anos para motor, câmbio e pintura e doze anos para corrosão. Além disso, os modelos contam com um benefício exclusivo da marca, o Peugeot Assistance, que permite ao usuário acesso gratuito a serviços de apoio quando da imobilidade do veículo e para acidentes. Prevê também o deslocamento de passageiros ao seu destino ou retorno para recuperar o veículo após seu reparo na rede de concessionárias.
PARTNER FURGÃO
Com o lançamento da renovada Partner Furgão, a Peugeot completa sua ampla linha de veículos utilitários.
A gama de produtos da Marca é agora formada pela família Boxer, uma das mais abrangentes do mercado ao disponibilizar seis configurações do modelo Furgão e uma do modelo Passageiro (16 lugares). Mais recentemente, a Peugeot apresentou a picape compacta Hoggar, um polivalente utilitário que oferece a maior caçamba do segmento (742 kg de carga útil e 1.151 litros em volume).
O Partner Furgão é o modelo ideal para trabalho, voltado para clientes que necessitam transportar volumes com a máxima agilidade e conforto.
Com capacidade volumétrica de 3.000 litros, o Peugeot Partner transporta 800 kg de carga útil, a maior de seu segmento. O modelo possui como opcional porta lateral corrediça original de fábrica, com dispositivo de bloqueio quando aberta para facilitar o manuseio das mercadorias com total segurança e comodidade. Essa porta localiza-se na lateral direita do veículo, para estar sempre do lado da calçada, garantindo também praticidade e segurança aos seus usuários.
Outro diferencial importante é o formato do compartimento de carga e sua versatilidade. Ele tem 1,25 m de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m de comprimento e com uma exclusividade: a possibilidade de carregamento por pallets diretamente da empilhadeira, reduzindo o tempo e o trabalho de reposição de cargas.
Isso graças ao limitador de abertura em ângulos de 90° e 180° das portas traseiras e à inexistência de obstáculos internos, como torre de amortecedores, por exemplo, resultado de um projeto desenvolvido para atender de forma mais eficiente aos seus usuários.
Ainda no compartimento de cargas existem ganchos de amarração instalados estrategicamente para imobilizar as mercadorias e proteger seus ocupantes.
O espaço destinado aos dois ocupantes oferece o mesmo conforto da versão de passageiros. Além da direção hidráulica de série, a área interna é ampla, a ergonomia dos bancos, instrumentos e demais itens de conveniência atendem com propriedade a uma clientela mais exigente.
Esses aspectos são valorizados, sobretudo, por quem utiliza o utilitário por longos períodos, tornando-se diferenciais importantes por se tratar de um veículo concebido essencialmente para o transporte de mercadorias.