O novo Chevrolet Agile vai além dos concorrentes do segmento em todos os aspectos, inovando em design exterior e exterior, funcionalidade, segurança e tecnologia embarcada. Equipado com o eficiente motor 1.4 Econo.Flex, agora com um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil, o Chevrolet Agile é produzido dentro dos processos de manufatura mais avançados no mundo.
Disponível em duas versões - LT e LTZ (nova nomenclatura global utilizada pela Chevrolet)-, o Agile foi desenvolvido com foco total no consumidor, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores modernos um jeito nunca visto antes no segmento de hatchbacks.
Por isso, o Agile é um carro exclusivo por fora e por dentro. Externamente traz a nova identidade global da Chevrolet, com a grade do radiador como um elemento trapezoidal seccionada onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca. O design é moderno e diferenciado, dando ao Agile um aspecto de crossover e um perfil elegante e dinâmico. O interior impressiona pela qualidade e requinte, com destaque para o conceito de "dual cockpit", que proporciona uma experiência distinta para motorista e acompanhante e amplifica a funcionalidade e a sofisticação do modelo. Além de incorporar uma oferta única no segmento de itens de comodidade desenvolvidos para beneficiar os ocupantes, oferecer prazer ao dirigir e facilitar a vida a bordo.
"O objetivo da Chevrolet é oferecer um produto único a um grupo altamente exigente de consumidores, pessoas que procuram um carro que se destaque, com design exclusivo e inovador, ampla oferta de série de itens funcionais e de conforto, além de alta qualidade e tecnologia. Ou seja, procuramos criar um carro completo, que vai além da concorrência", destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
O Chevrolet Agile foi 100% criado e desenvolvido pelas áreas de design e engenharia brasileiras no novo Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP) e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). "O Agile é uma demonstração inequívoca da capacidade criativa e de inovação do design e engenharia brasileiros. Ele reforça nossa competência tecnológica e nosso compromisso prioritário em oferecer o melhor ao consumidor", ressalta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
O Chevrolet Agile chega para complementar a linha Chevrolet, que é a mais completa do País e atualmente formada pelos modelos Celta, Classic, Prisma, Corsa Hatchback, Corsa Sedã, Astra Hatchback, Astra Sedã, Vectra GT, Vectra Sedã, o sedã Omega, as picapes Montana, S10 Cabine Simples, S10 Cabine Dupla, os monovolumes Meriva e Zafira, e os utilitários-esportivos Blazer e Captiva. Portanto, ele é o 18º modelo da Chevrolet no Brasil.
Sob o capô do Chevrolet Agile está o já conhecido e eficiente motor Econo.Flex 1.4 litro, que desenvolve 102 cv a 6.000 rpm quando abastecido com álcool e 97 cv, com gasolina, desenvolvido pela GM Powertrain. O propulsor que equipa o novo modelo da Chevrolet, contudo, traz uma novidade: o "System Zero", um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido pela GM especialmente para veículos 'flex fuel'.
Além de design e tecnologia inovadores, o Agile também se destaca pelo conteúdo, que inclui itens exclusivos e diferenciados neste segmento, como o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), computador de bordo com seis funções, banco do motorista e volante ajustáveis, soluções desejadas pelo cliente Chevrolet e que normalmente estão presentes em veículos de categorias superiores. O modelo tem 27 porta-objetos, inclusive com um compartimento específico para o navegador com GPS, e um belo e inovador painel repleto de recursos e cujos instrumentos digitais harmonizam com os mostradores analógicos.
Motor 1.4 Econo.Flex ganha novo sistema de gerenciamento eletrônico
O Chevrolet Agile é equipado com o eficiente motor Econo.Flex 1.4 litro, desenvolvido pela GM Powertrain do Brasil. Utiliza a tecnologia 'flex fuel', que permite o abastecimento de gasolina ou álcool, ou ambos misturados em qualquer proporção.
O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o novo modelo da Chevrolet traz como novidade o "System Zero", um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido pela GM especialmente para veículos 'flex fuel', cujo processador tem velocidade e memória maiores.
O novo sistema de gerenciamento eletrônico do motor contém um dos softwares mais completos da indústria automobilística. Criado, desenhado e desenvolvido pela General Motors. O sistema incorpora os conhecimentos globais da empresa na área de gerenciamento de motor e vem com sensores de última geração, capazes de medir efetivamente a quantidade de ar admitida pelo motor possibilitando um cálculo mais preciso da quantidade de combustível a ser utilizada, contribuindo com a melhora do consumo de combustível.
Este software incorpora ainda algoritmos padrões desenvolvidos em parceria com as divisões globais da General Motors para cumprir os mais diversos requisitos de desempenho e emissões.
A validação desse sistema foi efetuada globalmente e hoje ele equipa veículos nos Estados Unidos, Alemanha e Coréia do Sul.
Todas as informações extras para que o sistema de gerenciamento do motor viesse a funcionar de forma "flexível" foram transmitidas por engenheiros brasileiros. Eles que auxiliaram os engenheiros nos Estados Unidos no desenvolvimento de calibrações de motores, tendo o etanol (álcool) como combustível.
Vários profissionais brasileiros foram transferidos para os EUA para trabalhar neste projeto global. Cerca de 15 engenheiros foram envolvidos exclusivamente no desenvolvimento e calibração deste motor.
Com 102 cv a 6.000 rpm de potência, quando abastecido com álcool, e 97 cv a 6.000 rpm com gasolina, o motor tem 13,5 kgf.m a 3.200 rpm de torque, com álcool, e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina.
Os dados de potência e torque do Chevrolet Agile são diferentes de outros modelos da marca que utilizam o motor 1.4 Econo.Flex por alguns motivos técnicos:
•Os sistemas de indução de ar e exaustão são aplicações diferentes em compartimentos de motor diversos.
•As calibrações de motor são diferentes, em função das massas e aerodinâmicas específicas para cada um dos modelos.
Este motor também já atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proncove -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.
Público alvo do Chevrolet Agile tem atitude e é exigente
Para posicionar o Chevrolet Agile no mercado, a área de marketing da Chevrolet trabalhou com uma nova metodologia de pesquisa, que permite entender melhor as necessidades atuais e futuras dos consumidores.
Esta ferramenta é a mais avançada que existe atualmente no mundo e foca nos valores, preferências e atitudes dos consumidores. Por meio deste processo, a Chevrolet constatou que um grupo importante de consumidores ainda não encontrou um produto que melhor reflita seus valores e estilo de vida.
"Os comentários obtidos com este novo estudo da Chevrolet foi usado para abastecer de informação as áreas de Design, Engenharia e Powertrain, a fim de criar um carro com forte personalidade, inovador e líder em áreas nunca antes exploradas num carro compacto", observou Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet.
Segundo ele, as informações que nortearam todo o desenvolvimento fazem parte das características do Chevrolet Agile, tais como design com distinção, exclusividade e inovação, mobilidade e conectividade, conforto e prazer ao dirigir, versatilidade, segurança, enfim, um carro além do que o mercado oferecia até agora.
Muitos itens de comodidades para todos os ocupantes
O Chevrolet Agile possui muitos itens de comodidade para todos os ocupantes. Recursos que normalmente são encontrados apenas em veículos "top" de linha, como o controle de velocidade de cruzeiro (mais conhecido como "piloto automático"), equipam de série as duas versões do Agile.
Entre os itens de conforto e segurança que são exclusivos do Chevrolet Agile em relação aos concorrentes no segmento e/ou faixa de preço similar destacam-se:
•Controles de ar-condicionado e ventilação com display digital
•Faróis com acendimento automático
•Desligamento temporizado dos faróis após o desligamento do motor (guia de luz para auxílio em locais escuros)
•Acendimento automático das luzes externas, quando as portas são destravadas pelo controle remoto
•Abertura automática dos vidros das portas com acionamento por controle remoto
•Seta de indicação de mudança de faixa temporizada (basta ao motorista dar um leve toque e a seta pisca três vezes, para indicar ao carro que vem de trás a intenção do motorista)
Outros itens de destaque no novo modelo são:
•Banco do motorista com ajuste de altura
•Computador de bordo com seis funções
•Coluna de direção ajustável em altura
•Banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível
•Banco traseiro bipartido com encosto rebatível
•Travas elétricas das portas
•Espelhos retrovisores externos com controle remoto elétrico.
•Vidros com acionamento elétrico e dispositivo "Um Toque" para subida e descida, com sistema de alívio de pressão
•Alarme antifurto com controle na chave
•Rádio com CD/MP3 com Bluetooth®, entrada USB e Auxiliar IN/INPUT
•Navegador com GPS integrado ao painel
•Direção hidráulica
Agile possui 27 porta-objetos em seu interior
O Chevrolet Agile possui uma série de porta-objetos, posicionados estrategicamente para facilitar a vida a bordo. São 27 no total, incluindo o porta-objetos superior central, preparado para receber o novo navegador com GPS; três porta-objetos no painel; quatro porta-copos; quatro porta-objetos em cada porta dianteira, sendo que os inferiores têm divisória removível; outros dois em cada porta traseira; e bolsas nos encostos dos bancos dianteiros.
O porta-malas do Chevrolet Agile, por sua vez, tem 327 litros de capacidade, chegando a 1.140 litros com os bancos traseiros rebatidos. Trata-se do maior compartimento da categoria dos hatchbacks produzidos no Brasil.
Outro exemplo de flexibilidade interna do Agile são os bancos do motorista e o volante com ajuste na altura, e o banco dianteiro do passageiro com encosto totalmente rebatível. Como o banco traseiro também é rebatível, permite o transporte de objetos longos (por exemplo esquis e pranchas de surfe), para isso, basta rebater os dois encostos simultaneamente. Esta característica é típica das minivans, portanto, torna-se um diferencial no novo hatchback da Chevrolet.
Outra característica semelhante ao de uma minivan presente no Agile é a posição de dirigir, mais alta em relação aos automóveis de passeio convencionais. É que o novo Chevrolet foi projetado tendo como ponto de partida um ponto H elevado (H de hip point, que em inglês significa quadril). Quanto mais elevado for esse ponto, mais alta será a posição de dirigir. Um superesportivo, por exemplo, tem um ponto H bastante baixo, já uma van utiliza um ponto H mais alto para o motorista, sempre tendo como base a posição do quadril em relação ao solo.
Painel de instrumentos avançado e inteligente
Tudo no Chevrolet Agile chama mesmo atenção. Seu painel de instrumentos (cluster), por exemplo, foi desenhado pensando em um consumidor que busca exclusividade e inovação.
O painel do Agile mistura instrumentos digitais e analógicos, com a nova iluminação "Ice Blue" (nova identificação da Chevrolet), e efeitos diferenciados, onde os ponteiros ficam escondidos com o painel desligado.
A parte interna é digital, onde aparecem as funções do computador de bordo e as luzes de advertência na parte inferior. Já o velocímetro, o marcador de combustível e o conta-giros são analógicos.
Além de belo e moderno, é "inteligente". Isso mesmo: possui eletrônica embarcada suficiente para se transformar em uma espécie de "comandante eletrônico" do carro, além de interagir com outros componentes elétricos do carro, como os freios ABS e o check-control.
O computador de bordo do Chevrolet Agile tem seis funções. São eles: autonomia, velocidade acumulada, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo total e hora. Ele ainda oferece outros cinco importantes recursos, que aparecem no display do painel:
•Quando o nível de combustível está baixo (na reserva), aparece a palavra "ABAST"
•Quando o sistema de arrefecimento necessita de fluido ou apresenta algum problema aparece a palavra "PARE"
•Quando a bateria da chave do keyless (chaveiro eletrônico) está com a necessidade de troca da pilha, aparece a palavra "PILHA"
•Quando estiver próxima a revisão aparece a palavra "INSP"
•Quando a luz do pisca está queimada aparece a palavra "LAMP"
Basta ao motorista ficar atento e levar seu Chevrolet Agile a uma das mais de 560 concessionárias Chevrolet espalhadas pelo País para a verificação solicitada pelo sistema.
Chevrolet Agile possui importantes itens de segurança
O consumidor do Chevrolet Agile também dá extrema importância para os itens referentes à segurança passiva e ativa. Entre esses itens estão o airbag duplo, freios com ABS (antibloqueante) e EBD (sistema de distribuição de pressão da frenagem); travas elétricas das portas com acionamento automático assim que o veículo atinge a velocidade de 15 km/h; vidros das portas elétricos com proteção anti-esmagamento; alarme antifurto com sensor perimétrico e de ultrassom.
O modelo possui ainda pedais desarmáveis, destravamento automático das portas e coluna de direção deformável em caso de colisão.
Harmonia marca o design externo do Chevrolet Agile
O Chevrolet Agile representa o que existe de mais avançado em termos de design da Chevrolet, onde as superfícies, linhas e curvas harmonizam-se com impressionante precisão. Destaque ainda para a nova identidade visual da Chevrolet, com duas entradas de ar bem marcadas na frente, convergindo para o logotipo (gravata) dourado da marca.
Os designers do estúdio de design brasileiro da General Motors, localizado em São Caetano do Sul (SP), receberam o desafio de conceber um veículo com amplo espaço interno e compacto externamente. "O Chevrolet Agile vai além de um hatchback tradicional. Nossa tarefa foi de fazer um carro que criasse um novo referencial no segmento. Design arrojado é fundamental, assim como espaço interno e um aspecto de crossover, ou seja, um carro que "transpire" versatilidade e que consiga atrair vários perfis, desde o urbano até o esportista ou aquele cliente que adora o campo", afirma Carlos Barba, diretor geral de Design da GM do Brasil.
Para a criação da carroceria do modelo, os designers da GM inspiraram-se no tema "Flying Sail", termo em inglês que significa "Vela de um Barco Esportivo em Movimento". Segundo Carlos Barba, trata-se de um recurso do design para desenhar o contorno lateral do carro, que lembra uma vela de um barco, desses utilizados em competições esportivas, dando uma sensação de movimento. Essa característica também ajuda a dar dinamismo à carroceria, além de gerar uma conexão perfeita entre a parte da frente e a parte de trás do modelo. "Estes elementos fazem com que o Agile tenha um perfil elegante e dinâmico", destaca o executivo.
O Chevrolet Agile também chama a atenção para a mais nova identidade dos veículos Chevrolet, ou seja, a grade do radiador como um elemento trapezoidal seccionada por uma barra horizontal onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca. A robusta frente do novo Chevrolet está perfeitamente integrada à lateral do carro através dos seus faróis esculturais.
Em relação aos faróis e lanternas traseiras, o Chevrolet Agile recebeu um tratamento especial denominado "Efeito Jóia". A atenção dedicada a estes detalhes faz com que o modelo seja diferenciado em seu segmento e ainda competitivo a outros veículos de uma categoria superior.
Este "Efeito Jóia" é, na verdade, uma aparência de maior brilho para faróis e lanternas, graças à adoção de canaletas internas acrílicas, que também favorecem a luminosidade desses componentes, garantindo maior percepção de qualidade e valor.
Junto com o Agile, a Chevrolet apresenta duas novas cores para o extenso gama. São elas o azul Eros e o amarelo Carman, sendo que esta última está sendo utilizada como a cor de lançamento do novo hatchback. A lista de opções é complementada pelas seguintes tonalidades: branco Mahler, preto Liszt, vermelho Lyra, prata Polaris, bege Artio, cinza Artemis, verde Hera e verde Hades. Todas elas seguem as tendências de cores mais modernas para veículos.
Interior: alta qualidade e requinte
Este mesmo "Efeito Jóia" pode ser reparado nos detalhes do interior do Chevrolet Agile, como os cromados que dão contorno aos botões de controle do ar-condicionado. O interior do modelo também impressiona pela qualidade e o requinte dos materiais utilizados, além do design de vanguarda do painel.
O design da GM também se baseou no conceito do "Dual Cockpit" (dupla cabine, em português) para desenvolver o interior do Chevrolet Agile. É como se fossem dois ambientes num mesmo interior: o lado do motorista, mais técnico, focado na visibilidade e com os instrumentos a mão; e o lado do passageiro, onde se destaca o aspecto do lazer, com espaço maior para as pernas, e com os porta-objetos e recursos de entretenimento mais próximos. Apesar de serem dois ambientes, eles estão conectados pelo desenho do painel superior.
Este conceito de dois ambientes é um artifício usado pelo design da GM para definir, a partir de agora, a identidade própria também para o interior, como já acontece mais frequentemente quando se fala em exterior. Isso já foi utilizado pela marca no Chevrolet Corvette C1 de 1953 e hoje volta à tona, no Camaro, por exemplo. O Chevrolet Agile inaugura este novo padrão de identidade visual interna nos modelos da marca no Brasil.
Outro novo conceito está no Chevrolet Agile, desta vez no que se refere ao design dos bancos. Eles apresentam a nova tecnologia embossed, que significa gravação em baixo relevo para os tecidos, que possuem tons de cinza neutros, dando um toque final neste interior de atmosfera aconchegante.
Essa nova tecnologia de confecção dos assentos traz muito mais "conforto visual", requinte no acabamento e sofisticação, uma vez que dá uma visão tridimensional aos bancos. Na categoria dos hatchbacks, nenhum outro veículo possui esse recurso de design de interiores.
Sonorização e Navegador com GPS, mais facilidades a bordo
O rádio AM/FM com CD Player e MP3 vem com Bluetooth®, conectividade de USB e auxiliar "In/Input", também com iluminação "Ice Blue". Esses recursos são cheios de facilidades para o consumidor, na medida em que possui sistema handsfree (sem o uso das mãos), viva-voz embutido e possibilidade de se instalar smartphones, Ipod®, entre outros aparelhos de comunicação atuais.
A sonorização do Chevrolet Agile é dotada do RDS (Radio Data System), um sistema de transmissão de dados em formato digital utilizado em transmissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, publicidade, entre diversas informações. Atualmente, as emissoras de rádio brasileiras usam o RDS para emissão de dados como nome da música, do artista e da própria rádio.
Junto com o Agile, a Chevrolet lança uma nova geração de navegador com GPS, acessório instalado no veículo através de um suporte escamoteável, que fica em um compartimento exclusivo no painel de instrumentos.
Com display de 4,3 polegadas, o novo navegador com GPS não tem fios aparentes quando montado, pois o cabo de força é ligado diretamente na caixa de fusíveis, por dentro do painel do veículo. Além disso, o aparelho possui funções Touch Panel, Bluetooth®; porta USB com cabo e slot para SD Card, MP3 player, Photo viewer, bateria com 5 horas de duração, 64Mb SD Ram, 1 Gb built-in flash memory e carregador veicular.
Modelo passou por um processo exaustivo de validação no CPCA
O Chevrolet Agile foi construído a partir da arquitetura Viva de veículos, resultado da evolução de diversas arquiteturas utilizadas em veículos compactos para mercados emergentes. Esta arquitetura não tem similar em dimensões, tanto em largura e comprimento, como em altura, na linha de veículos disponível no Brasil.
"O Chevrolet Agile já pôde aproveitar os resultados de um investimento de US$ 100 milhões para ampliar nosso Centro Tecnológico e os laboratórios, pistas e equipamentos do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba", afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
O Agile é o primeiro modelo do projeto Viva, fruto de um investimento de US$ 400 milhões, compreendendo o desenvolvimento e produção dos modelos em fábricas da GM na Argentina e no Brasil.
No desenvolvimento do Agile, a engenharia da GM Mercosul utilizou tecnologia de ponta e os modernos recursos disponíveis nos laboratórios do CPCA, onde o modelo passou por exaustivos testes com o objetivo de assegurar o máximo de qualidade e durabilidade do produto.
Durante a execução dos traços finais do design, a Engenharia de Produtos começa a desenvolver no computador, com ferramentas CAD, o projeto das peças e sistemas do veículo que serão utilizados nos protótipos a serem validados virtualmente e fisicamente. Trata-se de um trabalho minucioso desde o menor componente do veículo até a estrutura completa, que visa garantir, desde a concepção da peça, a sua qualidade, funcionalidade e durabilidade.
Na fase virtual, os testes ficam a cargo do departamento VSAS (Vehicle Synthesis, Analysis and Simulation ou Simulação, Análise e Síntese do Veículo). No Agile foram executadas mais de 1.900 análises em todas as disciplinas de engenharia ao longo de mais de dois anos de trabalho, que envolveram as atividades virtuais na segurança veicular, ruídos e vibrações, aerodinâmica, estrutural e durabilidade, elétrica e eletrônica, dinâmica veicular, refrigeração e térmica, que serviram de parâmetro para os testes reais e/ou a evolução do produto.
Já no que se refere aos testes reais, responsáveis por garantir a validação (que é o certificado final da General Motors para que o veículo possa ser produzido e comercializado no mercado), o Agile passou por uma rígida bateria de testes, garantindo um veículo seguro, confortável, confiável e com qualidade Chevrolet.
"Para a validação dos componentes, segurança veicular, durabilidade, carroceria, freios, acústica e vibração estamos rodando mais de 1 milhão de quilômetros de testes com o Chevrolet Agile, em 150 unidades entre veículos completos e parcialmente montados", afirma Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia de Produtos GM Mercosul.
Na validação de componentes, por exemplo, 9 mil peças foram submetidas a 3 mil testes para validação, seguindo critérios globais. Na segurança, 20 veículos passaram por diversos testes de impacto, no laboratório do Campo de Provas da Cruz Alta. Nos testes de freios do Chevrolet Agile foi utilizada a nova pista de granito de baixo atrito (que simula pisos com pouca aderência, como os molhados e até neve e gelo), conhecida como "Black Lake".
"Os testes virtuais e reais demandam muita tecnologia e servem, no final, para que o cliente Chevrolet possa contar com o máximo em robustez e confiabilidade em nossos veículos. A validação é como se fosse uma certidão de nascimento de um carro, comprovando que ele está pronto para ser produzido em série e colocado no mercado", diz José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Processos de manufaturas estão entre os mais modernos da companhia
O Chevrolet Agile é produzido na moderna unidade industrial de Rosario, na Argentina, uma das primeiras fábricas da empresa a seguir o Sistema Global de Manufatura (GMS - Global Manufacturing System). Este sistema foi responsável pela modernização do processo produtivo na medida em que houve melhorias em termos de otimização das instalações e do lay out da fábrica, da instalação de novas ferramentas e equipamentos, no fluxo do abastecimento de materiais para a linha de montagem e logística, entre outros aspectos.
"Esta fábrica segue uma estrutura enxuta, assim como a de Gravataí (RS), com processos modernos de produção, que foram sendo estendidos para outras unidades ao longo dos anos", destaca José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM Mercosul.
Segundo ele, na fabricação do Agile, foram utilizados diversos sistemas automatizados que garantem uma maior qualidade e uniformidade ao resultado final, seja nos processos de Funilaria, Pintura e Montagem Final. Esta automação proporciona maior nível de repetibilidade dos processos, trazendo benefícios em termos de segurança e ergonomia aos operadores, bem como melhora de forma consistente a qualidade final dos veículos ali produzidos.
As novidades estão em várias etapas do processo de manufatura do Chevrolet Agile. O setor de Funilaria ganhou 50 novos robôs, em função da produção do Agile, benefício que será compartilhado pelos demais modelos fabricados em Rosario. Eles permitem maior repetibilidade nos processos de soldagem, aplicação de adesivos e operação de flangeamento (dobra de chapas que formam a carroceria), com visível impacto na melhoria da aparência da superfície das carrocerias.
Ainda no setor de Funilaria os equipamentos de solda apresentam monitoramento de pressão do fluxo de ar e corrente elétrica, o que garante ainda maior segurança aos operadores da fábrica, e maior integridade estrutural ao produto, pois quando acontece qualquer falha nos parâmetros estabelecidos, o serviço pode ser interrompido.
O setor de Pintura também foi contemplado com 12 robôs equipados com equipamentos de última geração encarregados de aplicar os materiais de pintura: primer, base e verniz o que garante uma aparência de superfície altamente uniforme e uma qualidade final ainda mais apurada.
A automação também melhora a transferência da tinta para a carroceria. "Neste processo há uma sensível redução do desperdício, uma vez que 90% da tinta fixam-se no carro e 10% apenas são descartadas, enquanto que em um processo manual a perda é de 70%, o que traz óbvios benefícios também para o meio ambiente", salienta Pinheiro.
No setor de Montagem Final houve uma renovação do parque de apertadeiras de controle eletrônico de torque, que substituem as aparafusadeiras pneumáticas e torquímetros manuais. Por serem elétricas, essas ferramentas emitem um nível de ruído menor, dão mais conforto ao operador, são mais ergonômicas e ainda garantem torques finais perfeitos aos parafusos dentro das especificações técnicas estabelecidas pelo projeto dos veículos.
O nível de segurança das operações da GM Mercosul, aliás, é motivo de orgulho na companhia. "As unidades industriais da região estão entre as mais seguras, equiparadas àquelas que chamamos de fábricas de referência", observa José Eugênio Pinheiro.
Chevrolet Agile e sua criação
O Chevrolet Agile é o primeiro modelo do projeto Viva, que dará origem a uma família de novos veículos, inicialmente para mercados emergentes como o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Apesar de seu lançamento ser neste ano de 2009, tudo começou há três anos.
Em meados de 2006, quando o departamento de Marketing da Chevrolet identificou a necessidade de ampliar sua gama de compactos para satisfazer um grupo crescente de consumidores, os departamentos de Design e Engenharia da General Motors do Brasil iniciaram sua busca por novos conceitos.
O primeiro sketch já foi apresentado no mesmo ano. Ainda distante do produto final, teve sua evolução mais significativa com a realização do crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de Picture, ou Imagem Global de um modelo criado para a marca), carro-conceito da Chevrolet apresentado durante a 25º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2008.
GM, 84 anos de sucesso no Brasil
A GM do Brasil tem uma história de sucesso no País, escrita desde sua inauguração, em 26 de janeiro de 1925. Hoje, com 84 anos de existência, e com três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e São José dos Campos - ambas em SP - , e Gravataí (RS), e ainda outras unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba (SP), a empresa conta também com um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, capacitado a desenvolver um veículo totalmente novo desde sua concepção até a linha de montagem.
A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Em 2008, a GM do Brasil registrou seu recorde histórico anual de vendas, com 548.941 veículos, com liderança da marca Chevrolet em quatro segmentos do mercado brasileiro, como Classic (sedã 1.0 litro), Prisma (sedã acima de 1.0 litro), Astra (hatchback médio) e S10 (picape média). A GM foi a primeira empresa do setor automobilístico brasileiro a produzir 100% de seus veículos (exceção dos movidos a diesel) com o sistema de alimentação flex fuel.
A empresa, demonstrando confiança no Brasil, anunciou no último dia 15 de julho de 2009 um novo investimento de R$ 2 bilhões para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012 e a expansão da capacidade produzida de sua fábrica em Gravataí (RS) para 380 mil unidades anuais.