Logo após lançar o crossover 3008, a Peugeot apresenta mais um novo veículo: o 5008, um monovolume que nasce com a ambiciosa proposta de se tornar uma referência em seu segmento. Com estreia marcada para o Salão de Frankfurt, em setembro na Alemanha, o modelo estará disponível em duas configurações, com cinco ou sete lugares.
Estilo elegante e aerodinâmico
Externamente, o 5008 se distingue por suas linhas fluídas, equilibradas e elegantes. Com faróis afilados e um capô bastante inclinado, que se prolonga até o encontro do amplo para-brisa, o modelo tem um design aerodinâmico que remete aos trens de alta velocidade.
Em conjunto com linhas mais retas e puras que compõem a lateral do modelo, o desenho do carro reforça a impressão de movimento permanente, ao passo que a cintura elevada da carroceria inspira segurança.
O estilo adotado na parte traseira expressa robustez, e por meio do desenho do porta-malas é possível ter ideia da facilidade de acesso ao seu interior, umas das principais características quando se trata de um veículo familiar.
Luminosidade e amplo espaço para os ocupantes
Os passageiros deste monovolume aproveitam a luminosidade proporcionada pela vasta superfície envidraçada do veículo, proporcionada pelo 1,70 m² do para-brisa e o teto panorâmico de vidro de 1,69 m², um dos maiores já apresentados pela gama Peugeot. A área total envidraçada do 5008 chega a 5,77 m².
O amplo espaço interno é um dos principais atrativos do veículo. Ao nível dos cotovelos, a distância entre os ocupantes nos bancos dianteiros é de 1.476 mm. Na segunda fileira (com três assentos individuais), esse número aumenta para 1.520 mm, e chega a 1.341 mm na terceira fila, no qual podem acomodar-se dois adultos.
Outro atributo a ser destacado diz respeito à modularidade do 5008: a segunda fileira de bancos é deslizante e oferece ajuste longitudinal e de inclinação. Podem ainda ser escamoteáveis individualmente, assim como a terceira fila, para configurar um piso completamente plano.
Graças a sua forma retangular, o bagageiro do Peugeot 5008 oferece uma das maiores capacidades volumétricas do segmento, que oscila, de acordo com a posição dos assentos deslizantes da segunda fileira, entre 758 e 823 litros, sempre contando com a tampa do porta-malas e a terceira fila de bancos escamoteada. O volume passa a 1.274 litros quando se usa todo o espaço disponível e pode chegar a 2.506 litros quando a segunda linha de assentos é retirada.
Sistema multimídia traseiro
Para longos deslocamentos, a Peugeot tornou a viagem dos passageiros da segunda fileira ainda mais confortável por meio de um sistema multimídia perfeitamente integrado ao habitáculo. É composto por telas coloridas de sete polegadas localizadas atrás dos apoios de cabeça dianteiros, e dispõem de conexão com qualquer equipamento externo de áudio ou vídeo portátil.
Tecnologias de vanguarda a serviço da segurança
Assim como no 3008, o novo Peugeot 5008 estabelece uma nova referência quando o assunto é segurança e conforto de condução com a introdução de tecnologias inéditas e inovadoras no segmento de monovolumes:
Head Up Display: permite projetar informações essenciais à condução (velocidade, limitador/regulador de velocidade e Distance Alert) por meio de uma lâmina translúcida situada atrás do quadro de instrumentos. O condutor visualiza os dados como se eles estivessem à frente do veículo, ao nível do capô, portanto sem precisar mudar o ângulo de visão para consultar essas informações.
Distance Alert: essa tecnologia auxilia o condutor a manter uma distância segura do veículo da frente. Um radar situado nos para-choques dianteiros mede em milésimos de segundos o tempo que separa o 5008 do carro que o precede, projetando esses dados ao Head Up Display. O sistema, que permite ao condutor manter-se alerta quando da aproximação de outro automóvel, é um complemento eficaz do limitador e regulador de velocidade.
ESP de série, seis airbags (também de cortina para as três fileiras de bancos de série na versão de sete lugares), freio de estacionamento elétrico e automático com função "ajuda de arranque", controle de pressão de pneus, entre outros. O 5008 se beneficia de uma completa lista de equipamentos de segurança a serviço do conforto e do prazer de dirigir.
Equipamentos de última geração para auxílio do condutor
Para facilitar a condução no dia-a-dia, o 5008 traz uma série de equipamentos tecnológicos de grande utilidade de ajuda no estacionamento, como o inovador sistema que mede o espaço disponível da vaga a ser ocupada.
Esta função se realiza mediante sensores situados em ambos os lados do para-choque dianteiro que informam, visualmente na tela multifunções, a possibilidade de estacionar o carro em determinado espaço.
Oferta multimídia de tecnologia de vanguarda
Estão disponíveis dois sistemas de rádio com navegador para o modelo:
WIP (World in Peugeot) Nav: navegador de entrada com tela colorida de sete polegadas em formato 16/9 integrada ao console. Cartografia de 30 países europeus. Kit com Bluetooth, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar;
WIP COM 3D: integra as tecnologias mais avançadas em matéria de navegadores, com tela colorida de sete polegadas em alta definição em formato 16/9, cartografia europeia em 3D e disco rígido de 30 Gb, leitor de DVD, entrada auxiliar USB e outra de áudio/vídeo e kit com Bluetooth, entre outros. Um módulo GSM permite realizar chamada automática de socorro em caso de acidente via Serviço de Urgência Peugeot.
Finalmente oferece aos amantes de som de alta fidelidade, como opcional, equipamento de áudio HiFi JBL, composto por seis alto-falantes com amplificador de 240 W.
Um comportamento dinâmico excepcional
O Peugeot 5008 ambiciona converter-se na nova referência entre os monovolumes em relação ao prazer de condução, graças a suas qualidades dinâmicas que combinam um comportamento excepcional em estrada, também em função do conforto de suspensão.
O modelo apresenta uma rigidez de carroceria inédita para este tipo de veículo, que contribui, ainda, para o baixo nível de ruído. A suspensão dianteira, do tipo pseudo McPherson com barra estabilizadora desacoplada, foi herdada do 308, de notoriedade comprovada. Na suspensão traseira, com barra de torção, é derivada da plataforma 2 do Grupo PSA - do qual originaram o 308, o 308 SW e o 3008 - , mas especialmente adaptada para este tipo de veículo.
Todo o trabalho dos engenheiros da Marca foi voltado a dar ao 5008 um comportamento em estrada seguro e eficaz, mantendo um alto nível de conforto. Para complementar a ajustada suspensão, foram desenvolvidos pneus de baixa resistência à rolagem, calçados em aros de 16 e 17 polegadas, com opção de 18 polegadas para os amantes de uma condução mais esportiva. Os freios de grande dimensão (302 mm para as versões mais potentes) garantem uma frenagem eficaz, enquanto o controle direcional, um dos pontos-chave dos veículos Peugeot, é assegurado pela direção com assistência eletro-hidráulica.
Uma gama de motores completa e ecológica
Em alinhamento com o conceito de dinamismo adotado para o produto, o 5008 contará com seis opções distintas de motorização, movidas a gasolina (com os 1,6 l VTi e THP desenvolvidos em cooperação com a BMW) e a diesel (1,6 l e 2, 0 HDi associados ao filtro de partículas), que combinam economia e respeito ao meio ambiente.
Gasolina:
1.6 l VTi 120 cv (caixa manual de 5 velocidades) Euro 5 - 13,6 l/km e 169 g/km CO2 em ciclo misto;
1.6 l THP 156 cv (caixa manual de 6 velocidades) Euro 5 - 14 l/km e 167 g/km CO2 em ciclo misto.
Diesel:
1.6 l HDi FAP 110 cv (caixa manual de 6 velocidades) - 18,5 l/km e 143 g/km CO2 em ciclo misto;
1.6 l HDi FAP 110 cv (caixa automatizada de 6 velocidades) - 19,2 l/km e 135 g/km CO2 em ciclo misto*;
2.0 l HDi FAP 150 cv (caixa manual de 6 velocidades) Euro 5 - 17,2 l/km e 151 g/km CO2 em ciclo misto;
2.0 l HDi FAP 163 cv (caixa automática de 6 velocidades) Euro 5 - 14,7 l/km e 178 g/km CO2 em ciclo misto;
*: em curso de homologação