Mais uma vez o Fiat Palio Weekend chega para fazer história. A trajetória bem-sucedida do modelo, feita de ousadia e inovação, traz novos elementos para continuar na frente. Isso porque a Fiat Automóveis não poupou esforços para dar à sua station wagon ainda mais qualidades. Do novo design externo e interno – que a deixaram ainda mais bonita, moderna, confortável e robusta – à adoção de uma nova versão e de equipamentos inovadores. Tudo resultou para que o Fiat Palio Weekend se tornasse ainda mais forte e desejado.
Destaque para a versão Adventure, que novamente sai na frente, trazendo importantes novidades mecânicas. E desta vez a Fiat inovou em escala mundial: equipou-a com o Adventure Locker, um sistema de bloqueio de diferencial que permite à versão superar condições de rodagem adversas com mais desenvoltura. O Fiat Palio Adventure Locker também ganhou um estilo ainda mais agressivo e novas suspensões, ressaltando o seu caráter aventureiro.
E não pára por aí: uma nova versão intermediária, a Trekking, concilia um perfil robusto com excelente oferta de equipamentos e primoroso acabamento, tornando-a uma opção atraente para clientes que desejam os atributos de uma suspensão elevada, aliados a um visual mais arrojado por um preço mais acessível. E a versão ELX, tem no requinte (mas sem deixar de lado sua personalidade jovem) e na relação custo-benefício seus pontos fortes.
Outra novidade, as versões ELX e Trekking chegam com o novo motor 1.4 Flex, superior em torque, potência e economia de combustível — este motor já equipa os modelos Fiat Punto e novo Siena.
A carreira do Fiat Palio Weekend foi sempre pontilhada por inovações. Apenas dois anos após o seu lançamento, a station se tornou líder de seu segmento e a chegada da versão Adventure abriu um novo caminho. Neste mercado extremamente competitivo e acirrado, a reestilização do Palio Weekend e as novidades que ele recebeu lhe dão amplas condições de continuar seu sucesso e ficar a frente do segmento.
Fiat Palio Adventure, inovando mais uma vez
Em 1999, o Palio Adventure lançou um novo segmento, o “off-road light”, no mercado brasileiro. Desde então, o modelo trilhou um percurso recheado de inovações e de sucessos. Agora, com a reestilização da station wagon, a versão Adventure não só ganha um novo visual, ainda mais moderno, maior e arrojado, como inova mais uma vez ao incorporar o Adventure Locker, um componente inédito no segmento. Não só no segmento, mas no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Isso possibilita o veículo superar condições adversas de terreno com muito mais facilidade, incorporando, realmente, o espírito aventureiro que distingue e diferencia a linha Adventure.
O Locker — nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat — foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies. Esse sistema proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, exemplos de subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento.
Em condições de perda de aderência, o diferencial – que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos – faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo.
No novo Fiat Palio Adventure Locker, o recurso pode ser acionado ou desativado apertando-se o botão “ELD” (Electronic Locker Differential), que se localiza no conjunto de comandos do My Car Fiat, à esquerda do volante. Para ser ativado, é preciso que o veículo esteja parado e com o freio acionado. O sistema responderá com um bip longo. A luz-espia ELD começará a piscar intermitentemente e surgirá uma mensagem de “ELD ON” no quadro de instrumentos.
O Adventure Locker deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade. Por isso, quando o veículo atingir os 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O Adventure Locker jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena.
Outra modificação importante na versão Adventure Locker do novo Palio Weekend refere-se à suspensão. Ele recebeu amortecedores “Powershock” - tecnologia da Magneti Marelli Cofap -, que lhe conferem ainda mais segurança e conforto.
Esses amortecedores possuem molas internas anti-roll e geralmente são utilizados em suspensões tipo MacPherson como um auxílio à contenção do rolamento do veículo, atuando em conjunto com a barra estabilizadora.
Com eles, o veículo responde mais prontamente aos comandos do volante, e a progressividade dessa resposta é maior. Também, em curvas, há menores velocidades de rolamento e diminuição do rolamento da carroceria. Ou seja, uma condução mais segura e estável, perfeita para um modelo com características “off-road”.
Essa nova suspensão somada aos novos pneus de uso misto, 205/70 R15, leva o novo Palio Adventure Locker a ter uma altura livre do solo maior: 190 mm. O que significa um crescimento de 20 mm em relação ao modelo anterior.
Visual totalmente novo: mais bonito, mais moderno
Força, dinamismo, modernidade, arrojo e muita harmonia foram as vertentes na criação das novas linhas do Fiat Palio Weekend. Ainda que imediatamente reconhecível como membro da família Palio, a station wagon ostenta uma personalidade própria e marcante – sobretudo na versão Adventure Locker.
Tudo é novo na station wagon, com novas frente, laterais e traseira. Desde o capô, com novas formas e novo mecanismo de abertura, passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e possui abertura nas caixas de roda, até os novos pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto.
Na dianteira, chama atenção a largura e a robustez do novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas — a moldura das grades pode ser cromada ou negra, dependendo da versão. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e possuem sistema de iluminação polielíptico e com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure possuem canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série — a Adventure vem ainda com o de profundidade.
Olhando a station wagon de lado, o que sobressai são as novas aberturas das caixas de roda, os vincos que atravessam toda a lateral e os novos vidros laterais traseiros. O efeito desses recursos estilísticos, com linhas fortes e marcantes, confere ao carro grande dinamismo.
Na traseira da nova Fiat Palio Weekend tudo é novo, a começar pela beleza do novo formato das lanternas, que se adaptam às formas da nova station wagon e oferecem excelente visualização. Isso por que mesmo a parte móvel da lanterna é funcional: ou seja, a lanterna na tampa do porta-malas incorpora as funções de luz de posição e indicador de marcha-à-ré. Além disso, os elementos horizontais aumentam a impressão de largura do modelo.
Novidades também na tampa do porta-malas – maior, tornando mais cômodo o seu uso – e no vidro traseiro, que incorpora novo limpador/ lavador. Todas as versões vêm com brake-light de série.
O novo Palio Weekend chega ainda com novas rodas e pneus mais largos, melhorando a dirigibilidade do veículo, além de compor um visual muito atraente.
Também oferece versões para todos os gostos e bolsos. Requinte e sofisticação marcam a versão ELX, que traz detalhes cromados na grade frontal, nos pára-choques, nas laterais e na tampa traseira, além de maçanetas, retrovisores externos, minissaias, aerofólio traseiro e pára-choques na cor da carroceria.
Já a nova versão Trekking apresenta um estilo mais arrojado e se diferencia da ELX, principalmente, por receber suspensão elevada, pneus de uso misto, novas molduras laterais nas caixas de rodas na cor cinza, pára-choques com pintura exclusiva, grade frontal negra e barras longitudinais duplas no teto. Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, assim como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking, dando-lhe um ar mais agressivo.
O Palio Adventure Locker traz detalhes exclusivos. A dianteira ressalta a robustez e esportividade da versão. Ela recebeu pára-choque exclusivo e grade cromada. Seus novos espelhos retrovisores externos, em preto, embutem indicadores de direção – um detalhe que não só torna o carro mais belo, como ainda amplia a sensação de segurança e proteção para os ocupantes.
Imponente, a versão ganhou mais elementos que contribuem para reforçar a “aura” Adventure, como as novas e modernas barras longitudinais, que integram o brake-light; as novas rodas em liga-leve aro 15”, maiores e bem esportivas; e os novos pneus de uso misto, mais altos e largos.
Interior ainda mais requintado
Internamente, o novo Fiat Palio Weekend reforçou o que já era muito bom: espaço interno, ergonomia, conforto, acabamento e funcionalidade. O habitáculo tornou-se mais agradável aos olhos, com adoção de cores harmoniosas, e ao tato, com materiais de acabamento suaves.
Mais completa, a station wagon chega muito bem equipada de série, ela recebeu um novo porta-objetos na parte central inferior do painel, além de outro, tipo “copinho”, e traz ainda um porta-óculos.
O quadro de instrumentos é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking vem com velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo no modelo. Opcionalmente é oferecido um volante revestido em couro.
A versão Adventure Locker da station wagon incorporou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio.
Também há novos instrumentos com design exclusivo para a Adventure: bússola e inclinômetro longitudinal e transversal.
Os bancos dianteiros de todas as versões são totalmente revestidos em tecido, e trazem convenientes bolsas porta-revistas na parte traseira dos encostos. E o banco traseiro agora traz três apoios de cabeça, oferecendo assim mais segurança e comodidade aos passageiros. Todos rebaixáveis e reguláveis em altura.
Um detalhe funcional incorporado a toda a gama é o novo sistema de fixação do estepe. A modificação foi feita com o intuito de oferecer maior praticidade e segurança no armazenamento do pneu sobressalente. Agora é mais fácil manuseá-lo, tanto para retirar quanto para colocá-lo em seu compartimento no porta-malas. Além disso, oferece maior segurança contra furto, pois o novo sistema também impede o acesso ao cabo de sustentação do estepe
Tecnologia, sempre um destaque no modelo
Um atributo que sempre esteve presente no Fiat Palio Weekend foi a tecnologia. Ao longo de sua trajetória, a station wagon tem uma história de incorporar novos itens para ampliar o conforto e a segurança de seus ocupantes, distinguindo-se dos demais modelos de seu segmento – alguns desses itens sequer haviam sido incorporados por carros de segmentos superiores. Eis alguns dos equipamentos que destacam o Fiat Palio Weekend em seu segmento:
- HSD (High Safety Drive). O conceito fez sua estréia no Fiat Punto. Trata-se de um pacote, comercializado por um preço extremamente competitivo, composto de air bags dianteiros e freios com ABS. Isso torna estes importantes equipamentos de segurança acessíveis para uma grande quantidade de consumidores.
- Side Bag. Inédito em seu segmento, essas bolsas de ar nas laterais dianteiras aumentam a segurança do motorista e do passageiro dianteiro.
- My Car Fiat. Com ele, o motorista pode personalizar várias funções do veículo, como escolher o idioma do display, definir o alerta de limite de velocidade, acessar informações acerca da manutenção programada e da troca de óleo, travar as portas automaticamente quando o carro ultrapassa os 20 km/h e muitas outras.
- Computador de bordo. Este equipamento existe para ampliar a conveniência do motorista. O computador serve para monitorar o andamento de uma viagem, ou mesmo, o modo de condução mais econômico. Informações como distância percorrida, consumo instantâneo e consumo médio de combustível, autonomia, velocidade média e tempo de percurso são acessadas facilmente.
- Rádio Connect. Trazendo muita tecnologia, este rádio integrado ao painel agrada esteticamente e ainda reduz a possibilidade de furto. Entre as suas funções, reproduz em CD arquivos MP3 e WMA; oferece sistema viva-voz com tecnologia Bluetooth®; permite acoplar dispositivos com saída USB, como MP3 players e pen drives; e ainda possui conexão para iPod.
- Sensores de estacionamento. Colocados no pára-choque traseiro, facilitam a execução de manobras de estacionamento ao avisarem o motorista, por meio de um sinal sonoro, da proximidade de obstáculos.
- Sensor crepuscular. Este sensor automaticamente acende as luzes de posição e os faróis baixos sempre que o carro entrar em um local escuro, e as apaga quando ele sai.
- Sensor de chuva. Ele automaticamente ativa o limpador de pára-brisa quando começa a chover e o desativa quando a chuva pára. O limpador funcionará sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva.
- Espelho eletrocrômico. Amplia a comodidade de dirigir à noite, já que evita que o reflexo dos faróis de veículos que vêm atrás ofusquem o motorista.
Três versões bem diferenciadas
A nova gama do Fiat Palio Weekend foi concebida para contemplar diferentes gostos, necessidades, perfis de uso e orçamentos: uma versão mais requintada (ELX); uma mais arrojada com excelente custo-benefício (Trekking); e a top, que inaugurou o segmento “off-road light” no Brasil e continua inovando (Adventure Locker).
Vale lembrar, ainda, que as versões ELX e Trekking foram equipadas com o novo motor Fire 1.4 Flex, que ganhou em potência, torque e economia de combustível. Ele tem potência de 85 cavalos com gasolina e 86 cv com álcool – 5 cv a mais do que o motor anterior.