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New Civic: Evolução total

Em seis meses o New Civic já conta com o aval de mais de 20 prêmios internacionais, entre eles os de Carro do Ano nos mercados do Japão, dos EUA e do Canadá. Estará disponível para venda no Brasil a partir de maio, em quatro versões: EXS exclusivamente com câmbio automático que permite trocas seqüenciais, LXS e LXS com couro, ambas com transmissão automática ou manual, e a automática LX, voltada para portadores de deficiência física.

Design externo

  


As linhas do New Civic refletem a busca por formas que ofereçam menor resistência aerodinâmica e maior espaço para os ocupantes. O habitáculo avança sobre o compartimento do motor e o ângulo de inclinação do pára-brisa remete a linhas esportivas, uma fluidez que reduziu o coeficiente de penetração aerodinâmica se comparado ao da geração anterior.

Os estudos não se limitaram à superfície, como de costume em um carro de passeio. Para que a Honda desenvolvesse as melhores possibilidades em desempenho, consumo de combustível e mesmo ressonância no habitáculo foi preciso a análise da aerodinâmica inferior, o chamado undercar. Spoiler dianteiro, áreas de proteção do motor, revestimentos das caixas de rodas e pára-choque traseiro foram desenhados com o objetivo de diminuir a turbulência do ar.

A qualidade do projeto também se manifesta ao olhar mais atento. Assim, cada peça foi desenhada com a proposta de agregar valor e se diferenciar pela riqueza de detalhes. No conjunto óptico dianteiro, embutido em caixas de refletores com lentes de policarbonato de alta resistência, uma iluminação de maior alcance e excepcional horizontalidade contribui para melhor visão noturna. A concepção das lanternas traseiras, por sua vez, conta com um sofisticado espelhamento multifacetado que se assemelha à iluminação por LEDs.

Versões com sofisticação e esportividade


Exclusividades diferenciam visualmente as versões, conferindo características de sofisticação ou esportividade. Todas vêm equipadas com rodas de liga leve de 16 polegadas, cinco raios e com pneus 205/55.

Na versão LXS a Honda optou pela discrição da pintura prata nas rodas, enquanto na EXS o acabamento é espelhado e raios duplos deixam evidentes os discos e cálipers de freio. Ainda no New Civic EXS, as maçanetas das portas recebem um friso cromado, mesmo tratamento da ponteira do escapamento.

Faróis de neblina foram instalados na entrada de ar do pára-choque dianteiro, conferindo um aspecto esportivo, e os retrovisores dobráveis contam com aviso luminoso de mudança de direção que funcionam como um eficiente item de segurança ativa. Até a logomarca Civic presente nos emblemas foi redesenhada e ganhou aspecto mais apropriado ao modelo atual.

Interior futurista com soluções inéditas

Desde o início do projeto o objetivo foi privilegiar a habitabilidade no interior do veículo. A cabine avançou ainda mais sobre o espaço reservado ao conjunto mecânico, cresceu em largura e comprimento, e ampliou o conforto para os ocupantes. A distância entre eixos aumentou 80 mm e a largura do carro, 37 mm, beneficiando especialmente os passageiros do banco traseiro. Ao compartimento do motor foi reservado o menor espaço possível, e o acondicionamento dos sistemas de suspensão e câmbio foi milimetricamente estudado.


Durante a criação do interior do New Civic foram estabelecidas premissas que privilegiaram a ergonomia, o conforto e a segurança, sem perder o foco na inovação funcional. O habitáculo foi batizado de Multiplex, em razão das múltiplas possibilidades de regulagem ergonômica para os ocupantes. É bem iluminado e convidativo, resultado da combinação de cores e da qualidade dos materiais empregados no acabamento. Um ambiente acolhedor, agradável ao tato, que sugere refinamento e bom gosto.

Os princípios de ergonomia, sem dúvida, foram os mais evocados pela engenharia do habitáculo do New Civic. Avançados estudos de mobilidade e experimentos bem-sucedidos em gerações anteriores foram aplicados para tornar a ação de dirigir mais prazerosa. Facilidade de acesso aos comandos, manejo sensível ao tato, boa empunhadura e ordenação dos comandos de maneira lógica são alguns dos recursos empregados no New Civic. Por meio de suaves toques acionam-se a regulagem do volante, a alavanca de câmbio de engates curtos, a nova alavanca do freio de estacionamento e os controles de climatização e de áudio, todos de fácil operação.

Painel de instrumentos em dois níveis

  


A Honda coordenou pesquisas que revelaram as condições ideais de visibilidade dos instrumentos, para que o motorista interprete dados com mais rapidez e sem desviar a atenção da pista. As conclusões levaram à criação do inédito painel em dois níveis.

Ficou estabelecido que um campo superior, mais próximo do pára-brisa, concentraria informações primárias por meio de leitura digital, que encurta o tempo de interpretação. A escolha do tamanho dos números do velocímetro obedeceu a critérios ópticos para fácil visualização. Marcam uma variação precisa, a cada 1 km/h, e estão acompanhados dos medidores de combustível e temperatura do motor. No campo inferior estão conta-giros, hodômetro digital, os avisos luminosos, indicador da marcha engatada pelo câmbio automático e, no caso da versão EXS, indicador de temperatura externa.

O painel é iluminado em azul anil por meio da tecnologia LED, de maior definição visual, sobretudo para os dias de intensa luminosidade. Contri­bui para melhorar a percepção pelo mo­torista e, com o contraste proporcionado pelo grafis­mo branco, permite uma leitura dinâmica, favorecida por cores que não cansam ou agridem os olhos.

Um sistema de iluminação progressiva torna o interior ainda mais convidativo e estabelece uma espécie de diálogo com o condutor. Ao abrir a porta, 20% do painel se acende, como um “boas-vindas”. Com a chave no contato, 50% dos indicadores demonstram que os sistemas estão prontos para que o carro entre em funcionamento. Por fim, a iluminação total ocorre quando a chave é girada.

À esquerda do painel, teclas permitem a regulagem de intensidade da iluminação. Uma tênue luz azul é projetada sobre o console do New Civic EXS por um LED no teto, sem incômodo aos olhos, de forma a propiciar uma iluminação permanente do ambiente interno, principalmente durante a noite. Sob o painel, outros dois LEDs projetam o azul sobre os pés do motorista e do passageiro.

Luzes de cortesia direcionadas para o chão se acendem ao abrir das portas dianteiras, resultando em uma visão clara de onde pisar ao sair do veículo. O porta-luvas também é iluminado ao ser aberto, bem como as molduras dos espelhos alojados nos pára-sóis. Motorista e passageiro ainda contam com luzes direcionais de leitura e, do teto, parte a iluminação total do habitáculo, que permanece acesa por 10 segundos após o fechamento das portas.

Até no volante o New Civic incorpora recursos de conforto utilizados por carros esportivos ou de luxo. O benefício para o motorista é a facilidade de dirigir, por meio da otimização dos movimentos. A esportividade se faz presente no diâmetro do volante de 360 mm, nos ajustes, na empunhadura e no sistema de mudança de marchas. Multiajustável, suas regulagens de altura (40 mm) e profundidade (35 mm) permitem acomodar motoristas de diferentes estaturas e estilos de dirigir.

O volante é sustentado por três hastes e revestido em couro em todas as versões. Recebe pintura titânio na versão LXS e prata na EXS, que traz comandos do sistema de áudio e do piloto automático. À esquerda, o motorista opta pelo rádio ou o CD player, altera as faixas ou as estações e controla o volume. Por meio dos comandos à direita o piloto automático é acionado ou desligado.

Na mesma versão EXS a espor­tividade é ressaltada pelas trocas seqüen­ciais das marchas através de alavancas atrás do volante, uma novidade entre os automóveis nacionais. O sistema paddle shift (borboletas) eleva a marcha quando a alavanca do lado direito (o mesmo do acelerador, para facilitar a adaptação do motorista) é acionada, enquanto pelo lado esquerdo as marchas são reduzidas.

Ergonomia ajustável


O New Civic apresenta possibilidades de ajustes do banco e do volante em diversas posições, além das facilidades de acesso a alavancas, teclas e botões. O modelo, de fato, se ajusta e envolve o condutor. No banco do motorista há regulagem de altura do assento e reclinação total, além dos tradicionais ajustes longitudinal (para frente e para trás) e da altura do encosto de cabeça.

Os bancos dianteiros passaram por uma revisão anatô­mica a fim de tornarem a permanência mais convida­tiva. Ficaram 15 mm mais largos e oferecem mais sustentação, graças à estrutura lateral de espuma gradualmente afilada. A regulagem de altura dobrou, de 2,5 cm para 5 cm, e o acesso à alavanca que fica do lado esquerdo do assento foi facilitado.

O aprimoramento no ajuste da posição de dirigir contribui substancialmente para a segurança a bordo, já que auxilia na ampliação do campo visual.

No console central o motorista dispõe de apoio de braço deslizante no sentido longitudinal que, em conjunto com o apoio da porta, forma uma confortável poltrona para descanso em trânsito congestionado ou longas viagens. De seu banco, pode acessar uma alavanca no assoalho que permite abrir o bocal de abastecimento do tanque quando pressionada e a tampa do porta-malas, ao ser puxada. Abaixo da alavanca, uma fechadura trava o acesso aos dois compartimentos para o caso de o veículo permanecer em um estacionamento, por exemplo. A capacidade de armazenamento do tanque de combustível é de 50 litros. Na versão EXS, a abertura remota do porta-malas também pode ser feita por meio de uma tecla na chave.

Já no banco traseiro, três adultos se acomodam confortavelmente. O passageiro do meio beneficia-se do exclusivo assoalho plano, do terceiro encosto de cabeça e do cinto de três pontos. Foi adotada uma inclinação de 28° para o encosto do banco, que proporciona mais comodidade. A alavanca do freio de estacionamento também foi reprojetada, obedecendo a novos critérios ergonômicos. Com formato em “Z”, agora ocupa menos espaço no console, está alocada ao lado da alavanca de câmbio e exige menor esforço para o acionamento.

Embaixo do descansa-braço o condutor encontra espaços funcionais para a acomodação de variados objetos. Há porta-copos com presilhas que se ajustam ao diâmetro do recipiente, espaço para acomodar 20 CDs e um cinzeiro portátil. À frente da alavanca de câmbio foi instalado um compartimento com tampa deslizante, ideal para guardar documentos ou a carteira durante o trânsito. Atrás da alavanca, um rebaixamento com superfície emborrachada acomoda moedas ou mesmo um celular, que pode ser carregado na tomada de 12 volts localizada ao lado do acendedor de cigarros.

Outros compartimentos contribuem para o bem-estar a bordo, como os dispostos no painel, à esquerda do motorista, que servem como porta-moedas, e os das quatro portas. O descansa-braço do banco traseiro, que possui dois porta-copos na versão EXS, é mais uma novidade para ampliar o conforto aos passageiros. Atrás dos bancos dianteiros, há porta-revistas em todas as versões.

Soluções práticas

O projeto do New Civic privilegia o máximo espaço para os ocupantes, com uma capacidade adequada para carga, e o mínimo para a máquina. Assim, foi projetado um porta-malas revestido em material termoacústico com capacidade volumétrica de 340 litros. De acordo com a premissa de adaptabilidade do carro, se for necessário, o banco rebatível na proporção 40/60 possibilita ampliar a capacidade de carga com um simples movimento.


A tampa do porta-malas também é revestida na versão EXS, bem como suas hastes termoacústicas. Uma série de cuidados para evitar vibrações e ruídos foi dispensada a todas as versões do New Civic, como o tratamento com mantas asfálticas aplicadas nas superfícies das chapas, em pontos estratégicos - caixas de roda, porta-malas e túnel sob o assoalho.

Aos batentes das portas foram aplicadas duas guarnições de borracha, uma interna e outra externa, para isolar o habitáculo de ruídos externos e partículas, ao passo que as colunas receberam poliuretano expandido. Sob o capô está o mesmo revestimento aplicado ao porta-malas, que além de diminuir os ruídos confere um aspecto mais refinado ao acabamento.

Tratada a acústica do interior, foi definido como equipamento original de fábrica, incorporado ao design do painel, um sistema de áudio de alta qualidade. Em todas as versões, o CD player possui o recurso SVC (Speed Volume Control), que ajusta o volume em conformidade com a elevação de velocidade, e reconhece arquivos de áudio gravados nos formatos MP3 e WMA (Windows Media Audio).

O New Civic EXS possui ainda dois tweeters acrescidos aos quatro alto-falantes de série na versão LXS, além de CD changer embutido para até seis discos. A antena foi instalada na parte traseira do teto com a proposta de reforçar o aspecto esportivo do modelo.

Ainda no EXS, o sistema de climatização é totalmente digital, o que significa um ajuste exato da temperatura desejada, grau a grau, e sua manutenção no habitáculo independentemente de variações externas.

Nova geração de motores

O New Civic chega com uma nova geração do i-VTEC (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura das Válvulas) agora em todas as versões. O quatro cilindros SOHC com 1.8 litro de deslocamento produz excepcionais 140 cv a 6.300 rpm e 17,7 kgf.m de torque a 4.300 rpm. Bloco, cabeçote e cárter são construídos em alumínio, reduzindo tanto o peso total do conjunto - além de auxiliar na dissipação de calor – como o consumo de combustível.


A motorização conta com controle eletrônico do acelerador, que substitui o cabo de aço convencional e otimiza a aceleração, tornando-a mais rápida, precisa e também contribuindo para menor consumo. Outro destaque do propulsor do New Civic é o IMT - Coletor de Admissão Variável, que fornece um aumento de torque tanto em baixas e médias, como em altas rotações. As passagens longa e curta são alteradas de acordo com a abertura ou fechamento das quatro válvulas (borboletas) instaladas dentro do coletor de admissão. Por fim, foram adotados ainda injetores de óleo para a refrigeração dos pistões (pino e “saia”), um refinamento geralmente encontrado apenas em motores de alto desempenho.

Para atender à legislação de isenção de imposto para portadores de deficiência física, a Honda apresenta a versão LX, equipada com câmbio automático e o motor i-VTEC 1.8 limitado eletronicamente aos 125 cv permitidos por lei.

A transmissão automática de cinco velocidades, disponível em todas as versões de acabamento, possibilita uma dirigibilidade descontraída em razão do sistema Grade Logic Control, que gerencia eletronicamente a escolha da marcha mais apropriada a cada situação.

 O New Civic EXS vem equipado de série com o sistema de trocas seqüenciais S-Matic. Ao engatar a alavanca no modo “Sport” a seleção das marchas é transferida ao paddle shift, atrás do volante, como nos carros de Fórmula 1.

A transmissão incorpora um conversor de torque controlado eletronicamente, que engata de forma automática marchas reduzidas quando identifica maior esforço em uma subida ou retenção, durante uma descida. Para auxiliar o controle pelo motorista, a seleção feita na alavanca é exibida no painel de instrumentos.

Já a transmissão manual, também de cinco velocidades, evoluiu com engates mais curtos e precisos, transmitindo sensação de maior esportividade. Foi reprojetada para atender plenamente às solicitações do novo motor, mais potente, e auxiliar com o máximo aproveitamento do torque, disponível por meio de um escalonamento adequado. Foi obtida uma significativa diminuição no nível de fricção, o que eleva, por sua vez, a durabilidade. A alavanca de design ergonômico tem detalhes na cor alumínio.

As suspensões independentes nas quatro rodas contam com um excepcional conjunto. Na dianteira foi adotado o consagrado sistema McPherson, porém, com nova geometria que aumenta a aderência dos pneus e proporciona mais estabilidade.

A solução escolhida para a traseira é o sistema multibraço double wishbone, o mais avançado disponível, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno. Barras estabilizadoras dianteira e traseira potencializam ainda mais o comportamento dinâmico do New Civic, controlando precisamente a inclinação da carroceria nas curvas e mantendo a estabilidade em trechos sinuosos.

Contribui para o melhor desempenho o sistema de direção com assistência hidráulica progressiva, que em velocidades elevadas reduz a sensibilidade excessiva aos movimentos. Com um raio de giro de 5,25 m, de batente a batente, as manobras são facilitadas em espaços apertados, principalmente em estacionamentos e garagens de prédios.

Segurança aprimorada

À primeira vista, a área envidraçada substancialmente superior é o recurso de segurança mais evidente na nova geração. Somente no pára-brisa, a superfície visual cresceu 17% sobre o seu antecessor, avançando 25,9 cm sobre o compartimento do motor. Essa mudança permitiu criar um ângulo de inclinação de 23,9° (7,2° a menos se comparado com a geração anterior), se refletindo em mais espaço e melhor coeficiente de penetração aerodinâmica. Soma-se a isso a janela lateral extra entre a porta dianteira e a coluna A, normalmente encontrada em monovolumes, que acrescenta um significativo campo visual periférico.


O vidro da janela do motorista possui, em todas as versões, o recurso anti-esmagamento e levantamento automático “Auto”. Outro importante aspecto para melhorar a visibilidade são as lâminas planas de borracha que se movimentam em sentidos opostos e cobrem uma extensão maior que a dos limpadores convencionais.

O New Civic foi construído sobre uma versão totalmente nova da Plataforma Compacta Global, que em caso de colisão dianteira distribui a energia cinética pela estrutura de deformação programada, se adaptando ao porte do outro veículo envolvido. A estrutura da carroceria, incluindo travessas, arcos e quadro estrutural do assoalho, é fabricada em aço de alta resistência, o que além da sensível melhora na segurança passiva aumenta a rigidez torcional, 35% maior que na geração anterior, apesar da elevação na distância entre eixos.

Também foram adotados novos membros superiores e inferiores na estrutura frontal, que melhoram a dispersão de energia e a direcionam de modo a evitar o habitáculo. Barras de proteção lateral embutidas nas portas dificultam a intrusão no interior do veículo, evitando lesões mais severas aos ocupantes.

Há um compromisso com a segurança dos pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar e minimizar impactos de um eventual atropelamento. De série, todas as versões agora vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens severas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade. Um pacote completo em tecnologia de frenagem, que oferece mais segurança em todas as versões. Se a colisão for inevitável, airbags frontais (SRS) em conjunto com os cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes evitam impactos contra as superfícies internas do veículo.

A prevenção de roubo e furto de pertences é auxiliada por funções remotas centralizadas na chave, que possui um chip eletrônico e desenho anticlonagem. O sistema de ignição só funciona se ocorrer a leitura do código eletrônico gravado na chave. Em todas as versões, os comandos da chave ativam o alarme, que é original de fábrica, travam ou destravam as portas, acionam a buzina e as luzes ex­te­riores de maneira intermitente.

Fonte:www.honda.com.br

 
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