Seu design, concebido pelo Centro Stile Fiat, na Itália, com colaboração do Centro Estilo Fiat Brasil, reflete as mais recentes vertentes estilísticas do novo “family feeling” Fiat, já presentes nos modelos Punto e novo Palio, com linhas ousadas e marcantes que personificam toda a tradição de inovação dos modelos Fiat.
Além do design, o Siena 2008 traz mais novidades: a nova logomarca Fiat, novos motores 1.0 e 1.4 Flex, mais econômicos e potentes, e novas tecnologias como o modelo de rádio com MP3, WMA, viva-voz Bluetooth® e entradas USB / iPod – para o cliente acoplar seus MP3 players e ouvir suas canções preferidas no carro.
O novo Fiat Siena será oferecido em quatro versões: ELX 1.0 Flex, ELX 1.4 Flex, ELX 1.4 Tetrafuel e HLX 1.8 Flex. Todas incluem generosa oferta de equipamentos, tecnologias mais modernas – algumas, inclusive, normalmente presentes apenas em veículos de segmentos superiores –, muita segurança e, sobretudo, o prazer de dirigir que tem sido marca registrada do sedã desde o seu lançamento.
A chegada do Fiat Siena 2008 aquecerá ainda mais este competitivo segmento, o segundo mais vendido no mercado. Neste ano, de janeiro a agosto, enquanto as vendas de automóveis no Brasil aumentaram 26,8% em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento dos sedãs compactos cresceu 53,8% e o Fiat Siena, 78,1%, o que significa um incremento aproximadamente três vezes superior ao mercado.
Apresentar o novo Siena justamente agora é prova de que a Fiat Automóveis jamais se acomoda com o sucesso, buscando sempre a evolução em seus modelos.
O visual do sedã é todo novo
Linhas originais e requintadas, que agregam novas tendências e que foram criadas sob medida para agradarem um cliente sempre mais exigente e atualizado: assim foi concebido o novo Fiat Siena.
Todo seu exterior é novo, dos faróis às maçanetas, da tampa do porta-malas ao logotipo Fiat – trata-se do segundo lançamento da Fiat Automóveis a ostentar a nova logomarca. O design do novo sedã reforça o size impression do modelo, parecendo bem maior do que é.
Na dianteira mais afilada, o pára-choque possui linhas limpas e raios marcados. Nas suas extremidades há apliques cromados que ressaltam a largura e robustez do pára-choque, mas sem perder a elegância. Ele incorpora também grade superior com moldura cromada, complementando o conjunto visualmente, e grade inferior, também com moldura cromada, que embute os faróis de neblina – de série em todas as versões.
Faróis ovalados, em policarbonato, se encaixam nas linhas do novo modelo. Eles são polielípticos e com dupla parábola. Sua grafia elaborada de canhões e máscara cromados harmoniza-se com a dianteira, transmitindo sofisticação e imponência. De seu canto interno partem dois vincos que vão até o pára-brisa.
Os novos pára-lamas dianteiros dão ao carro um aspecto sólido, complementados pelas novas aberturas das caixas de roda. Os vincos que percorrem toda a lateral, até as lanternas traseiras, reforçam a impressão de dinamismo e movimento do novo Fiat Siena. Os frisos laterais cromados proporcionam unidade visual com a dianteira e conferem mais requinte ao carro; os retrovisores externos, maçanetas e minissaias pintados na cor do veículo comandam a atenção para o perfil elegante do sedã.
Com seu desenho moderno, as novas calotas e as rodas em liga-leve, o novo Fiat Siena concilia sofisticação com um toque de esportividade. Já os pneus, mais largos, aumentam a segurança e a estabilidade, além de passar mais robustez ao veículo.
Na traseira alta, os contornos limpos da tampa e o friso cromado conferem ao novo Fiat Siena ainda mais harmonia estilística. As novas lanternas horizontais, que trazem as luzes de ré e posição, invadem a tampa e a lateral do carro, realçando o size impression do sedã. Com sua colocação alta, facilitam a visualização. Abaixo, o pára-choque envolvente, com frisos cromados, tem aspecto clean e transmite grande solidez. Destaque para os refletores, em conjunto com o porta-placa integrado. As molduras cromadas e o novo logotipo Fiat colocado no centro da tampa traseira dão um ar elegante ao conjunto.
Um interior confortável, espaçoso e moderno
Internamente, o novo Fiat Siena apresenta ainda mais requinte, funcionalidade e conforto – tudo para satisfazer seu exigente dono. Esteticamente, o habitáculo complementa as linhas externas com perfeição, e todos os detalhes receberam máxima atenção. Isso se percebe no momento em que se entra no carro. Com suas linhas suaves, cores discretas, texturas agradáveis e aproveitamento inteligente de espaço, a sensação é de completo bem-estar para todos os ocupantes.
Os bancos dianteiros são totalmente revestidos em tecido, e trazem bolsas porta-revistas na parte traseira dos encostos. O banco traseiro agora traz três apoios de cabeça reguláveis em altura, para permitir máxima visibilidade e conseqüente segurança.
Nas versões ELX Flex, o novo quadro de instrumentos de fundo preto traz velocímetro na porção central, com conta-giros à esquerda e marcador gradual da temperatura da água à direita. Sob o conta-giros localizam-se as luzes-espia de diversas funções do carro. E sob o termômetro há um display que agrega relógio digital, My Car Fiat, trip computer e indicação do nível de combustível.
A versão HLX traz quadro de instrumentos luxo, com velocímetro, conta-giros, indicadores graduais de temperatura e nível de combustível, mais um display onde são exibidas informações do trip computer, trip B, temperatura externa, My Car Fiat, do rádio, de portas abertas e mensagens de advertência, além de um relógio digital. A versão Tetrafuel utiliza o mesmo quadro de instrumentos da versão HLX, acrescida apenas da indicação do nível de GNV nos cilindros.
As versões ELX Flex trazem ainda mudanças no acionamento de algumas funções:
• O botão para ligar e desligar os faróis de neblina localiza-se do lado esquerdo
• O alerta de advertência fica na parte superior da coluna de direção
• O desembaçador do vidro traseiro é acionado na alavanca da seta
• Os controles do My Car Fiat e do trip computer foram posicionados na alavanca de acionamento do limpador de pára-brisas
O novo Fiat Siena oferece também um maior número de porta objetos para aumentar ainda mais a sua praticidade. Entre eles, um móvel, tipo copinho, e um porta-óculos.
Motores mais econômicos e potentes
O Fiat Siena 2008 traz novos motores em sua gama. Além do novo 1.4 Fire Flex, que chegou com o Fiat Punto, estréia com ele o novo motor 1.0 Fire Flex, ambos desenvolvidos pela FPT Powertrain Technologies. Eles representam a evolução dos já conhecidos e confiáveis motores Fiat, com aumento de potência e torque e maior economia de combustível.
Ainda mais econômico, o novo motor 1.0 Fire Flex reduz em aproximadamente 9% o consumo de combustível. Ele produz potência de 73 cavalos com gasolina e 75 cv com álcool – um ganho superior a 8 cavalos de potência. Com essa nova configuração, o que se tem é um motor que une ótimo desempenho com mínimo dispêndio de combustível.
Já o novo motor 1.4 Fire Flex tem potência de 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, 5 cavalos a mais do que o motor anterior. Ele consome aproximadamente 3% menos combustível que a geração passada do 1.4 Flex.
Confira abaixo mais algumas novidades que estes motores trazem para melhorar ainda mais o desempenho.
O novo motor 1.0 Fire Flex ganhou:
• Aumento na taxa de compressão, de 11,65:1 para 12,15:1;
• Novo coletor de aspiração;
• Novo coletor de descarga tubular;
• Novos pistões;
• Novas válvulas de aspiração e
• Novo perfil de comando de válvulas.
As principais novidades do novo motor 1.4 Flex são:
• Novo coletor de admissão, com o diâmetro dos dutos alterado de 30 para 33 milímetros;
• Novo coletor de escape fabricado em aço tubular;
• Novos pistões;
• Sede das válvulas de aspiração com novo material.
Mantém-se o motor Tetrafuel (com potência de 80 cv a gasolina 100%, 80 cv a gasolina com 20% de álcool, 81 cv a álcool e 68 cv com GNV) que já equipa a versão, assim como o motor 1.8 Flex (112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool).