A saga da Porsche nasceu muito antes do lançamento do primeiro carro da marca. Um dos pioneiros da indústria automobilística, o professor Ferdinand Porsche (1875-1951) tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo. Em plena virada do século, é anunciado o lançamento do carro elétrico Lohner-Porsche, o primeiro projeto desenvolvido pelo professor Porsche, aos 25 anos de idade e trabalhando para uma companhia austríaca. Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche.
Anos mais tarde, trabalhando como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche se lança no desenvolvimento de carros de corrida. Ele se divide entre a função de projetista e piloto de testes. Nessa época colaborou para o surgimento dos lendários Mercedes SS e SSK. Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente com apenas 12 projetistas. Nessa época, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, passa a assumir os primeiros projetos da nova empresa, com pouco mais de 20 anos de idade.
Das pranchetas da Porsche nasce o projeto "Type 60", uma encomenda para ser finalizada em apenas 10 meses e que deveria resultar na criação de um veículo com preço-limite de 1.000 marcos imperiais alemães. Nascia o Volkswagen (Carro do Povo, em alemão) que ficou pronto para a produção em série em 1938. A guerra, no entanto, atrasou o lançamento e a produção do veículo. O Volkswagen foi transformado para fins militares, dando origem ao Kübelwagen, uma espécie de jipe com tração traseira apenas, mas de grande mobilidade devido ao peso do motor e transmissão sobre as rodas motrizes. Depois foi a vez do Schwimmwagen, um jipe anfíbio.
Só em 1946 o Volkswagen teria sua produção civil retomada, para se tornar um dos maiores fenômenos de venda da história.
A essa altura, a Porsche já havia se transferido para Gmünd, na Áustria. O carro esporte continuava na alma e nos sonhos da equipe de projetistas. Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros monopostos da Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h.
O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche. Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.
Fonte: www.porsche.com.br