Para ter direito à placa preta em seu veículo, o mesmo deve alcançar determinada pontuação em uma avaliação (80 pts) que será feita em um clube credenciado pela Federação de Veículos Antigos, e do qual você deverá fazer parte.Abaixo, disponibilizamos o manual do vistoriador da placa preta, para que os interessados em emplacar seu carro com mais de 30 anos com a placa preta possam usar como referência do que será cobrado na vistoria.
MANUAL DO AVALIADOR
ITENS EXCLUDENTES: Impeditivos para a avaliação – Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando o automóvel para obtenção da placa preta e são os seguintes.
- Qualquer modificação ou alteração da carroceria.
- Pinturas extravagantes ou fora dos padrões da época do veículo.
- Motores de épocas diferentes ou de outras marcas.
- Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços.
- Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fábrica).
- Carros muito originais, porém malcuidados e mal-conservados, pois fogem ao nosso princípio básico de preservação e cuidado.
-Carros ainda em recuperação.
-Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar. Preservando o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica entre os colecionadores.
1 - MECÂNICA (32 pontos):
Motor: Bloco do motor/coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc. O motor não original pode gerar duas situações distintas:
a) Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado, como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
b) Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
Não há pontuação intermediária: ou 10 pontos ou 0 pontos.
Carburador/Filtro de Ar (3 pontos): Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, pontuar com 1,5 ponto.
Distribuidor/Cabos de Velas (3 pontos): Não serão aceitos cabos de velas coloridas, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Transmissão: Caixa de Câmbio/Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas over-drive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Suspensão: Amortecedores/Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro.
Autos com amortecedores de “bracinho” substituídos por tipo “garrafa”; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc, zero pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Rodas (5 pontos): Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas; só aceitar rodas esportivas que fossem opcionais de fábrica na época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas.
Poder haver pontuação intermediária pela aparência e estado de conservação.
Pneumáticos (2 pontos): As medidas têm de ser corretas; o tipo( radial, wide-oval, ou diagonal, etc.) Idem. O estado de segurança deve ser observado.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Freios (5 pontos): Só para os sistemas de freio originais. Freios a disco ou hidrovácuos quando não os havia; substituição de travão por sistema hidráulico, etc. zeras pontos.
Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
2-PARTE ELÉTRICA (11 pontos):
Voltagem (4 pontos): Unicamente para voltagem original. Se modificadas, zeras pontos. Não há pontuação intermediária: ou 4 pontos ou 0 pontos.
Dínamo/alternador (3 pontos): Só para o sistema original. Se substituído o dínamo por alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a pontuação.
Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador, perde 7 pontos (4 do item voltagem e 3 do item alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas, motor de arranque, bobina, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos
Instalação elétrica (2 pontos): Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação, sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc, sua correta posição na parede de fogo, terminais adequados, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Bobina/Magneto (2 pontos): Devem ser idênticas as originais, não sendo aceitas bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
3-PARTE EXTERNA DO VEÍCULO (38 pontos): Pintura (8 pontos): As cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época.
Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame.
A pintura deve estar em bom estado, sem manchas de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais original e antiga mais será tolerado o desgaste.
Pode haver pontuação intermediária, porém extremamente cuidadosa.
Carroceria (cinco pontos): Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria e partes móveis etc. Não aceitar autos grosseiramente lanternados/reformados/restaurados, com partes deformadas, etc.
Pode haver pontuação intermediária.
Cromados, Frisos e Adornos (cinco pontos): Deverão ser observados a qualidade e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas, cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica. Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores, etc; se eram adequados ao carro em análise.
Pode haver pontuação intermediária.
Pára-choques (5 pontos): Verificar se são os corretos do carro, bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi analisado no item anterior.
Calotas (3 pontos): Verificar também se são as corretas do auto, seu estado, etc. Se não forem corretas, zerar pontuação.
Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Faróis/Lanternas (5 pontos): Verificar se são originais e em que estado se encontram.
Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Vidros (2 pontos): Devem estar em bom estado de apresentação e segurança. Não podem estar quebrados, rachados ou muito riscados, principalmente sulcados por limpadores de pára-brisas.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Capotas (para conversíveis) (5 pontos): Verificar correção do desenho, armação, cajados, fixação, tipo de tecido ou plástico e estado de conservação. Muito cuidado com debruns coloridos e inadequados.
Pode haver pontuação intermediária, que deve ser muito cuidadosa. Carros não conversíveis recebem os 5 pontos.
4-INTERIOR DO VEÍCULO (19 pontos): Painel (6 pontos): Parte muito importante. Deve conter, e só, todos os relógios e instrumentos de origem, em bom estado e com boa grafia, bem como o rádio (quando houver) nos lugares corretos. Não devem ser aceitos instrumentos adicionais, nem amplificadores etc., que nestes casos zerará pontuação.
Pode haver pontuação intermediária pelo estado de conservação.
Estofamento (6 pontos): Somente para os originais ou refeitos ou substituídos no desenho e com materiais idênticos aos originais. Tolerar sinais de desgaste quando o estofamento for o original do carro.
Pode haver pontuação intermediária
Volante e Aro de Buzina (onde houver) (3 pontos): Devem ser originais do carro e em bom estado. Não sendo original, zerar pontuação.
Pode haver pontuação intermediária, se o volante e o ar de buzina forem originais, mas estiverem mal cuidados ou deteriorados.
Tapetes (2 pontos): Originais ou iguais ao original.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Maçanetas (2 pontos): Originais ou iguais ao original.
Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Esse manual foi criado por Deolindo Birelli
Presidente do Clube do Opala de São Paulo