O projeto do carro conceito mostra que o futuro XC60 será um forte concorrente no segmento que atualmente mais cresce no mundo automotivo – o dos utilitários pequenos premium (Small Premium Utility).
Hoje existem poucos modelos neste segmento, mas nos próximos anos os consumidores poderão escolher entre no mínimo dez opções. A expectativa do mercado é que entre 2007 e 2009 as vendas desse segmento cresçam 75% e atinjam 443 mil unidades mundiais.
"Nos últimos anos destacamos com sucesso nossas características escandinavas, que se baseiam na elegância com funcionalidade. Agora estamos levando nosso design a um novo patamar", diz Steve Mattin, diretor de design da Volvo Automóveis.
Do ponto de vista de design, o XC60 Concept é uma fusão dos melhores elementos de dois tipos distintos de automóvel. Da linha de cintura para baixo predominam as formas fortes e protuberantes de um utilitário esportivo, com um grande vão livre do solo graças às largas rodas de 20 polegadas. Na parte de cima as linhas suaves conferem o apelo esportivo de um cupê.
Interior elegante e high-tech
O XC60 Concept tem um projeto de interior tão ousado quanto o exterior. Isto se aplica particularmente ao painel de instrumentos e ao fino console central, que parece flutuar entre os assentos dianteiros e traseiros. O interior é dominado pela combinação elegante do couro e do alumínio. As superfícies claras são tipicamente escandinavas e contrastam com o piso escuro. A equipe de Steve Mattin também deu atenção especial à iluminação dentro do carro, com o objetivo de criar um ambiente agradável.
Painel de instrumentos
O velocímetro analógico redondo fica entre duas telas digitais em formato de asa de abelha, que mostram as outras informações. O painel de instrumentos e o novo volante harmonizam com o console central flutuante, que é inclinado para o motorista. É mais fino do que nos modelos em produção hoje, proporcionando mais espaço de armazenamento na parte de trás.
"A superfície branca e lisa é inspirada no iPod, com moldura de metal que enfatiza o formato assimétrico. As teclas e os controles são inteiramente integrados na superfície e a tela ‘invisível’ para a informações de navegação aparece somente quando é ligada. A imagem da tela é projetada de trás, o que faz do console central um dos destaques entre as inovações do interior", diz Steve Mattin.
Os quatro grandes botões giratórios também são iluminados. As demais teclas são sensíveis ao toque. O seletor de marchas é uma inovação na forma de um controle deslizante, do mesmo tipo encontrado na mesa de mixagem de técnicos de luz e som.
Assentos finos
A Volvo Automóveis é reconhecida mundialmente por projetar assentos confortáveis e ergonômicos. No XC60 Concept eles ficaram mais finos e ganharam linhas assimétricas, que fornecem conforto adicional para entrar e sair do carro. Os assentos são de cor clara, criando um efeito que faz com que pareçam flutuar sobre o assoalho escuro. Todos possuem cintos de segurança de três pontos integrados.
Os encostos de cabeça e dos assentos são vazados para acomodar penteados do tipo rabo de cavalo. Esta solução foi introduzida há alguns anos pelo Volvo YCC (Your Concept Car). No XC60 Concept a abertura foi estendida para baixo, melhorando ventilação, visão traseira e iluminação interna.
"Ao olhar para trás, o motorista tem visibilidade através do próprio assento e dos traseiros, até o painel transparente na parte inferior do tampa do porta-malas. Isto proporciona segurança adicional num carro cuja altura poderia limitar a visão traseira ", explica Mattin.
Fonte:www.volvocars.com.br