Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
E-mail: Senha: Lembrar senha

Holden Efijy

A australiana Holden aprensentou, em 2005 no Australian International Motor Show, o protótipo EFIJY, design baseado nos Hot Rods das décadas de 50 e 60, o EFIJY apresenta linhas suaves, paralamas longos, rodas lembrando as antigas calotas dos Cadillacs, que os proprietários de Mercurys gostavam de adicionar em seus carros e pintura parecida com as utilizadas nos Hot Rods de época.

A idéia de cirar o carro apareceu em 1989, junto com os primeiros esboços, o designer criador desta obra de arte foi Richard Ferlazzo, o mesmo ajudou a projetar nosso Omega.

Com vinte fornecedores e oito meses de trabalho intenso, surgiu o EFIJY. Carroceria de fibra de vidro, todo o sistema de iluminação composto por LEDs, permitindo que a tonalidade e intensidade da luz mude, a pintura é gliterizada, como a pintura conhecida como Metal-Flakes que ganhou o nome de purple soprano, as grades, aros de lanterna e detalhes de acabamento cromados, na verdade são alumínio polido.

O interior do carro, é todo coberto por um elegante couro bege e acabamentos em baquelite, material que era muito utilizado em carros na década de 1950 inclusive no FJ. O carro possui uma tela (touch-screen) retrátil por onde se controlam diversas funções, como escolher a altura do carro para andar a 2,7 cm do chão ou uma altura normal, controlar o som, ar condicionado, ou outras coisas.

Para abrir o carro, basta se aproximar do veículo para as portas se destravarem, sistema semelhante ao encontrado na Mercedes mais requintadas. O carro "pisa" no chão com as enormes rodas 20 x 9 na dianteira e 22 x 10 na traseira que lembram as calotas do antigos Cadillacs, estas são "emborrachadas" com pneus Dunlop 285/30 ZR 22 na dianteira e os 9090 255/35 ZR 20 na traseira.

Além da carreceria que parece em movimento até quando o carro está parado, o chassi que foi alongado para abrigar confortavelmente os 5,2m do veículo e o motor utilizado é de um carro que também dá a mesma sensação, o Corvette C6, mas insatifeitos a Holden mandou colocar um compressor, aumentando dos 400cv de potência originais para 645cv, tonando-se 11 vezes mais forte que o FJ de 1953 e para "ancorar essa barca" foram colocados discos de freio ventilados com pinças de 6 pistões na frente e 4 na traseira. O câmbio é automático de quatro marchas, com acionamento eletrônico por botões.

Ao abrir o porta-malas, nos deparamos com os módulos da Fosgate T8004 de 400 watts RMS mono para dois canais e um Fosgate T10001 de 750 watts RMS, para os falantes e com as mentes previnidas dos projetistas o EFIJY conta com um voltímetro digital para não deixar ninguém sem bateria. Além disso contamos com um subwoofer de 1.000 watts, dois mid-range de 100 watts, dois mid-bass de 200 watts e dois tweeters de 100 watts tudo comandado por um CD player e um DVD player, controlados através da tela retrátil no painel.

E segundo as palavras escritas no site da própria montadora:

Um Hot Rod selvagem do século XXI reencarnando o carro mais famoso da Austrália, o Holden FJ.

Motor Magazine
18/07/2006

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar

Motor Magazine
R. Duarte de Azevedo, 448 - São Paulo - SP - Tel.:55 11 2973-8204
contato@motormagazine.com.br
Nipotech Brasil Tecnologia